Preparação do mocotó:
Antes de começar o preparo, é fundamental lavar bem o mocotó. Coloque as rodelas de mocotó em uma tigela, esprema o suco de um limão sobre elas e cubra com água. Deixe de molho por cerca de 20 minutos. Depois, escorra e lave novamente em água corrente. Esse processo ajuda a eliminar o excesso de impurezas e garante um sabor mais agradável ao prato.
Refogue os temperos:
Na panela de pressão, aqueça o óleo e refogue a cebola até que ela fique transparente. Em seguida, adicione o alho e refogue até dourar levemente. Coloque os tomates picados e o colorau (se for usar) e deixe cozinhar até que os tomates se desmanchem e formem um molho.
Cozinhar o mocotó:
Adicione as rodelas de mocotó na panela, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, e adicione a folha de louro. Misture tudo muito bem e cubra o mocotó com água. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por cerca de 40 minutos após pegar pressão.
Finalização:
Após os 40 minutos, desligue o fogo e espere a pressão sair completamente antes de abrir a panela. Verifique se o mocotó está bem cozido, macio e soltando do osso. Se necessário, cozinhe por mais alguns minutos na pressão. Quando estiver pronto, finalize com cheiro-verde picado e ajuste o sal, se necessário.
Servir:
Sirva o mocotó bem quente, acompanhado de arroz branco e, se preferir, um delicioso pirão feito com o caldo do mocotó.
Pages: 1 2